Muro de Arrimo

Como fazer muro de contenção (muro de arrimo) com blocos de concreto?

Sabemos do perigo quando ocorre deslizamentos de terras.

Por isso um muro de arrimo é fundamental para proteger o seu patrimônio e uma coisa muito mais importante: a vida!

Por sua resistência, um dos materiais mais usados para muro de contenção são os blocos de concreto estruturais (acima de 4,5 MPA)

Separamos alguns lembretes importantes para construção do seu muro de arrimo:

1 – Estude do Terreno

Primeiro devemos saber exatamente a altura do muro e da força que vai atuar sobre ele.

Como conseguir isso? Por se tratar de um projeto importante, esse cálculo deve ser realizado por um profissional capacitado.

Existem alguns tipos de muro de arrimo, como por exemplo: Muros de arrimo por gravidade (ou peso) e Muros de arrimo de flexão, por isso o estudo do terreno é importante.

2 – Defina a Fundação

Para que o seu muro de arrimo seja forte, deve ter uma fundação eficiente. A fundação que garantira a capacidade do muro de arrimo resistir o peso da terra e da água da chuva. Só um profissional capacitado vai ter a competência de indicar o melhor tipo de fundação para o seu muro de contenção.

Dependendo da carga que o muro irá receber, é imprescindível instalar pilares de sustentação para que o muro não desabe com a pressão da terra.

3 – Não Esqueça da Drenagem

O que na maioria das vezes derruba um muro é a água da chuva. Não é coincidência os desastres ocorrerem sempre em períodos chuvosos.

Todo muro de contenção deve ter um sistema de drenagem eficiente, esse é um passo muito importante, pois em muitos casos o muro de arrimo sede por não ter um sistema de drenagem próprio.

Quando não existe uma drenagem adequada, a água da chuva ao penetrar no solo chegara até o muro e por não ter para onde ir, vai ficar acumulada e com isso exercer uma forte pressão sobre o muro.

Um sistema de drenagem muito utilizado é com barbacãs, que são canos de PVC furados. Ao redor dos canos deve ser usado camadas de materiais drenantes, onde o fluxo de água é direcionado até os tubos perfurados que faz a drenagem da água.


Barbacãs

Para saber se a drenagem está funcionando é simples, basta observar.

Se em dias de chuva a água estiver escorrendo pelos tubos é que o seu sistema de drenagem está funcionando corretamente.