Vantagens dos Blocos de Concreto

10 Vantagens dos blocos dos concretos

1.     Agilidade na construção

Por seu tamanho maior em relação aos outros tipos de materiais, as construções com blocos de concreto são muito mais rápidas. O rendimento é 12,5 por m², com apenas 1.000 blocos é possível construir 80 m².

2.     Economia na obra

A facilidade no assentamento e em receber revestimentos geram rapidez na execução. Além disso existe a economia com tabuas e ferragens, pois as vigas e colunas ficam embutidas nos blocos e nas canaletas de concreto. As percas e desperdícios por quebras dos blocos de concreto, durante o transporte e na obra são quase zero.

Colunas Embutidas

3.     Resistência

Os blocos de concreto são fabricados com cimento, portanto possuem a maior resistência entre todos os outros tipos de materiais. No caso da alvenaria estrutural, os blocos suportam o peso de toda a construção (autoportante), sem necessidade de pilares e vigas.

4.     Mão de obra

Pela facilidade no manuseio e fácil assentamento dos blocos de concreto, existem profissionais habilitados em grande quantidade no mercado.

5.     Menor gasto com revestimento

Os blocos de concreto podem receber aplicações diretas de revestimentos como gesso, texturas, massas finas ou revestimento cerâmico, além disso podem ficar aparentes ou receber a pintura diretamente nos blocos, gerando economia.

6.     Segurança contra incêndios

Os blocos de concreto apresentam os menores índices de propagação de incêndios, já que a alta densidade do material faz com que resista por mais tempo às chamas.

7.     Tubulações embutidas

As instalações hidráulicas, elétricas e de esgoto podem ser executadas dentro dos blocos de concreto, evitando cortes ou quebras das paredes para a sua execução.

Instalações Embutidas

8.     Maior conforto térmico e acústico

As cavidades no interior das peças dissipam o som e o calor e proporcionam um melhor isolamento térmico e acústico em relação aos sistemas convencionais.

9.     Economia de argamassa

O menor consumo de argamassa acontece porque, aplica-se a argamassa somente nos locais adequados e em quantidades necessárias.

Aplicação da Argamassa

10.   Flexibilidade e versatilidade na construção

Por sua resistência, medidas uniformes e técnicas executivas simplificadas, os blocos de concreto podem ser usados em vários tipos de construções, como: Muro, barração, arrimo, piscina, casa, prédio…